fbpx
Transporte Público
Brasília pode ter ônibus exclusivo para mulheres

Projeto foi aprovado pela CLDF e segue para sanção do governador

14/03/2019 22h21

Revisão: Kdu Sena

Foi aprovado ontem (13), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Projeto de Lei no 143/2019, que prevê a criação de um ônibus exclusivo para mulheres na BRT-Sul, atuando em horários de pico. Pessoas com deficiência também terão acesso ao carro exclusivo. A iniciativa foi do distrital Leandro Grass (Rede) e recebeu votos favoráveis de 13 parlamentares.

Apesar de ter passado com grande diferença, o PL encontrou obstáculos. O deputado Daniel Donizet (PSL) argumentou que, caso as mulheres perdessem um carro exclusivo, teriam de entrar em outro com excesso de homens, o que poderia colocá-las em situação de constrangimento. O distrital do PSB, Roosevelt Vilela, concordou com Donizet: “A medida pode ter efeito contrário e expor mais as mulheres”.

Grass, autor do projeto, disse que é preciso diminuir o assédio e que a proposta visava a garantir “às mulheres um espaço de respeito à dignidade e individualidade de cada uma”.

A iniciativa não é inédita, entretanto. Em Goiânia, por exemplo, foi aprovada ano passado uma lei que instaurava o “Ônibus Rosa”, que tem os mesmos princípios do projeto do distrital Leandro Grass. Aqui no DF também está tramitando outro projeto semelhante, que é o “vagão rosa”, idealizado pela distrital Telma Rufino (Pros).

O projeto agora segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Fonte: Via Trolebus