fbpx
Sem categoria
A nova velha política? Novo indicado para o IHB

O governador Ibaneis sinaliza nova indicação para o Instituto Hospital de Base (IHB).

30/01/2019 08h10

Após o recuo na polêmica indicação da filha de Renato Rainha, Renata Rainha, o governador Ibaneis sinaliza nova indicação para o, ainda, Instituto Hospital de Base (IHB). O nome de Francisco Araújo, secretário Adjunto de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do DF, deve ser o anunciado na tarde desta quarta-feira (30/01) pelo governo distrital para avaliação do Conselho de Saúde do Instituto. Se aprovado o indicado terá mandato de dois anos, renovável por igual período.

Após a polêmica aprovação na Câmara Legislativa do DF, o órgão passará a gerir seis UPA´s e o Hospital de Santa Maria. Polêmica maior quando da indicação da filha do Conselheiro de Contas no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCE-DF), órgão auxiliar do Legislativo que avalia as contas governamentais. O recuo pelo governador se deu ontem (29/01) pelo fato de que Renata Soares Rainha é presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Distrito Federal e a entidade é ligada ao MDB. Segundo o governo existe cláusula no estatuto do Instituto que impede o vínculo, ora posto.

Sabe-se que a motivação deveria ser outra. Não é razoável, dentro da moralidade administrativa, que a filha do julgador das contas do governo tenha participação no governo, de fato. O temor, com atuação dirigente do MBL Brasília contra tais práticas patrimonialistas, seria nesta seara. Uma verdadeiro “cheque em branco” foi dado ao governado que já mostra uma inclinação a dita velha política “MDBista”.

A polêmica do Instituto ainda está longe de acabar. O projeto de lei aprovado pela CLDF foi rejeitado pelo Conselho de Saúde do DF, em votação no dia de ontem (29/01) e a temática deve ser levada a justiça pelos partidos que fizeram oposição ao governo e Ministério Público do DF. Provavelmente a OAB-DF, que também foi contrária ao projeto de lei, deve se associar ao grupo na tentativa de reverter a aprovação na Câmara.

Veja mais sobre na matéria sobre o Projeto de Lei – Votação sobre mudanças na saúde – Projeto Aprovado.

Administrador, Jornalista, Professor e Pesquisador. Graduado em Administração e Comércio Exterior. Pós-graduado em Direito, Docência e Gestão Pública. Mestre em Economia pela UnB.