Acadêmico de economia e editor do MBL News.
Romeu Zema: Populismo, Cê Curte?

Dizia Winston Churchill: há quem alimente os crocodilos na esperança de ser comido por último.

19/02/2020 15h55

Eu aguento até os caretas e suas verdades perfeitas

O que eu não gosto é do bom gosto

Eu não gosto de bom senso

Eu não gosto dos bons modos

Não gosto

Eu gosto dos que têm fome

Dos que morrem de vontade

Dos que secam de desejo

Dos que ardem

Senhas – Adriana Calcanhotto

Em uma das piores crises fiscais da história de Minas Gerais, com o 13.º do funcionalismo público atrasado e salários parcelados desde 2016, Romeu Zema (Novo) está prestes a aprovar reajuste de 42% para servidores da segurança pública.

Ontem (18), o PL foi aprovado com apenas 2 votos contrários. O Curioso é que esses 2 votos foram oriundos… de deputados liberais do partido novo. A própria gestão Zema calcula que o impacto nas contas públicas passará de R$ 9 bilhões.

O populismo com o funcionalismo público não é novidade na carteira de Zema: no começo do governo, ele demitiu 6 mil funcionários não concursados. Dias depois, após muito marketing em cima das exonerações, ele recontratou 20% dos demitidos.

Romeu Zema, nesses aspectos, se aproxima muito do bolsonarismo. Foi eleito com essa bandeira e, diferente de Doria e Witzel, não se importa em se distanciar.

Em entrevista à Folha em novembro de 2019, Zema chafurdou no flerte com o bolsonarismo.

Governo Bolsonaro? Alinhamento total com a equipe econômica, mas não “entrará nas pautas de costumes”. Ditadura Militar? “Não concordo com o que foi feito, mas tivemos resultados positivos”. Golpe ou Revolução? “Depende da interpretação”.

Até Alexandre Garcia (ícone do jornalismo chapa-branca) publicou vídeo defendendo os “feitos do governador Romeu Zema”.

Natural que Zema irrite o próprio partido. O novo é um partido sério, liberal. Necessário em uma democracia plural como a nossa, mas liberalismo não coaduna com populismo. Quem Zema vem agradando é o bolsonarismo populista.

Dizia Winston Churchill: há quem alimente os crocodilos na esperança de ser comido por último.