fbpx
Escritor de meia dúzia de artigos, comentarista eventual do MBLNews.
Operação Lix do MP mira Secretaria de Serviços Urbanos em SBC

Ministério Público investiga esquema de corrupção em Secretaria de Serviços Urbanos. Secretário adjunto da pasta é exonerado

02/05/2019 14h40

Ministério Público investiga esquema de corrupção em Secretaria de Serviços Urbanos. Secretário adjunto da pasta é exonerado

O Ministério Público deflagrou a operação Lix, desdobramento da operação Barbatana, cumprindo mandados de busca e apreensão na Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Bernardo do Campo. A operação Barbatana resultou na prisão do ex-vereador Mário de Abreu (PSDB), sob a acusação de aplicação de multas ilegais, cobrança de propinas e esquema em licenças ambientais.

A suspeita é de existência de uma quadrilha que atuava na pasta mediante dispensa ilegal de licitações e corrupção. Embora a investigação esteja sob sigilo, há indicativos de que a fraude se refira a serviços de manejo de resíduos sólidos, conforme decisão do processo. Os investigados, locais de diligências e os atos ilícitos estão sob sigilo judicial.

Durante a diligência foram encontrados e apreendidos R$ 135 mil na residência de um dos investigados e R$ 8,5 mil de outro agente público.

Após a operação, o secretário adjunto, Mário Orsolan foi exonerado, na quarta-feira, 24/4, para se dedicar a sua defesa, segundo a prefeitura. A pasta é comandado pelo vice-prefeito Marcelo Lima (PSD).