fbpx
Advogado, origamista, ex-straight edge convertido ao conservadorismo, palestrino praticante e caçador Pokémon.
Operação Lix do MP mira Secretaria de Serviços Urbanos em SBC

Ministério Público investiga esquema de corrupção em Secretaria de Serviços Urbanos. Secretário adjunto da pasta é exonerado

02/05/2019 14h40

Ministério Público investiga esquema de corrupção em Secretaria de Serviços Urbanos. Secretário adjunto da pasta é exonerado

O Ministério Público deflagrou a operação Lix, desdobramento da operação Barbatana, cumprindo mandados de busca e apreensão na Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Bernardo do Campo. A operação Barbatana resultou na prisão do ex-vereador Mário de Abreu (PSDB), sob a acusação de aplicação de multas ilegais, cobrança de propinas e esquema em licenças ambientais.

A suspeita é de existência de uma quadrilha que atuava na pasta mediante dispensa ilegal de licitações e corrupção. Embora a investigação esteja sob sigilo, há indicativos de que a fraude se refira a serviços de manejo de resíduos sólidos, conforme decisão do processo. Os investigados, locais de diligências e os atos ilícitos estão sob sigilo judicial.

Durante a diligência foram encontrados e apreendidos R$ 135 mil na residência de um dos investigados e R$ 8,5 mil de outro agente público.

Após a operação, o secretário adjunto, Mário Orsolan foi exonerado, na quarta-feira, 24/4, para se dedicar a sua defesa, segundo a prefeitura. A pasta é comandado pelo vice-prefeito Marcelo Lima (PSD).