fbpx
USPiana, católica, mãe de pet e aficionada por educação e política.
Envelhecimento: FaceApp e o velho de amanhã.

Com a Reforma da Previdência virando realidade, nada mais natural do que falarmos em ENVELHECIMENTO – It’s not a fairy tale.

16/07/2019 15h44

Após três anos cursando gerontologia eu ainda não tinha me deparado com um momento na história onde a ideia de aparentar ser velho estivesse “na moda” e isso aconteceu esta semana, o aplicativo FaceApp VIRALIZOU. Um ótimo algoritmo juntamente a um tipo de inteligência artificial, nos proporcionaram imagens diretamente do futuro (possível) onde temos rugas e cabelos brancos de sobra.

No mundo, ou mais especificamente no Brasil, a velhice é negativada pelo simples motivo da nossa sociedade ser orientada na juventude e seus bons valores estarem atrelados a ela: beleza, força, agilidade e os papéis desempenhados na sociedade. Enquanto os mais velhos são vistos como impotentes, incapazes sendo um estorvo para família. Quando olhamos os idosos pela vertente social vemos a depreciação da auto-imagem, a desvalorização e o sofrimento.

O que eu quero trazer para vocês hoje é o quão significativo foi essa desmistificação da VELHICE que vimos de leve pelas fotos do FaceApp, afinal é ÓTIMO ficar velho pelo simples motivo de você ainda não ter MORRIDO. Você só não vai chegar na velhice se morrer em uma das fases anteriores… mas eu torço para que não, afinal se você chegou até esse ponto da leitura, deve ser porque tem uma pitada de interesse no tema.

Eu aposto que você nunca deve ter parado para associar que a maior parte das bruxas do cinema são velhas. Vamos lá: João e Maria, Bela Adormecida e Branca de Neve. Três exemplos que refletem que o belo se distancia da ideia do velho. Em João e Maria não foi suficiente apenas colocar uma velha no papel de bruxa do mal, ela também precisava ser CANIBAL DE CRIANCINHAS – Eu me pergunto o que lerei para meus filhos no futuro? A Constituição?

É possível perceber que a imagem da velhice é estereotipada e estigmatizada, mas nesse momento em que um aplicativo que te transforma em idoso viraliza e cai nas graças dos famosos e políticos (segura a ansiedade que já vamos ver os melhores momentos) traz o reflexo de uma discussão que já estamos acostumados a ver aqui: a querida Reforma da Previdência. No momento em que o país só fala em aposentadoria, principalmente, você pode finalmente ter parado para pensar QUE VOCÊ ESTA ENVELHECENDO e nada mais conveniente que um aplicativo que te mostra com a aparência de 60 anos – afinal – Uma imagem vale mais que mil palavras.

Falando em imagens, vamos as fotos mais marcantes de F a P (Famosos a Políticos):

Começando pelo nosso vereador de São Paulo City: Fernando Holiday

O casal global de Fernando de Noronha: Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

Tivemos também o Dep. Federal Namorado da Fátima Bernardes com a Fátima Bernardes

Hoje vivemos uma fase do mundo NARCISISTA, onde cultuamos a própria imagem através das redes sociais, compramos produtos milagrosos e fazemos procedimentos estéticos que prometem a juventude eterna. Mas será que finalmente chegamos ao momento histórico que a imagem do idoso será mais positivada como é em outros países (teremos texto sobre isso também, aguarde)? Espero que sim, não somente em relação a aparência, mas que as pessoas se conscientizem que envelhecer também é algo bom.