Blog do Renan Santos
Estudante interrompido, músico frustrado, cozinheiro irregular e fundador (e membro mais controverso) do MBL.
Joice sai da liderança do PSL e bolsonaristas comemoram nas redes
Joice não caiu. Quem está prestes a cair, gostem ou não, é outra pessoa - num prédio logo em frente à Câmara dos Deputados...

A deputada Joice Hasselman (PSL/SP) abandonou a liderança do partido, na Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta-feira(4). A parlamentar vai assumir a secretaria de Comunicação da Câmara, em mais um movimento que denota a aproximação da deputada com o grupo majoritário da casa, encabeçado por Rodrigo Maia.

Em seu lugar assumirá Felipe Francischini (PR), deputado do partido que não é ligado ao grupo governista. Felipe é mais próximo de Luciano Bivar (PE), presidente do PSL e oposição ao governo Bolsonaro. É válido lembrar que esta "ala" - majoritária no partido - protocolou pedido de impeachment contra o presidente no mês de Maio.

A despeito disso, militantes bolsonaristas resolveram comemorar o fato como se fosse "derrota" da deputada. A Hashtag #PeppaCaiu, em referência à Joice, subiu aos trending topics do twitter, acompanhada de comentários pouco elogiosos - e realistas - sobre o fato:

Ativistas governistas - vulgo gado - produziram "memes" noticiosos...

... bem como outros partiram pra baixaria pura e simples:

Em todo caso, o que vemos aqui é mero despeito pelo fato do governo não ter o comando sobre o partido que deveria ser, acima de tudo, sua base mais fiel. O PSL continua na oposição - com ou sem Joice no comando - , e a saída da deputada não representa mudança alguma na condução de sua linha política.

O que temos, agora, é apenas uma militância desesperada procurando pequenas vitórias (ou ilusões) para sustentar um ânimo cada vez mais abalado. Joice não caiu. Quem está prestes a cair, gostem ou não, é outra pessoa - num prédio logo em frente à Câmara dos Deputados...

continua em outra matéria