Blog do Renan Santos
Estudante interrompido, músico frustrado, cozinheiro irregular e fundador (e membro mais controverso) do MBL.
'Golpe militar em marcha'
Acossado por todos os lados, Bolsonaro vê saída na intervenção militar... nas estatais

Em sua já tradicional live diária, Marco Antônio Villa trouxe a público uma acertada análise sobre as atitudes recentes de Bolsonaro. Para o historiador e comentarista, "de forma sucessiva, ele (Bolsonaro) desqualifica a democracia, o estado democrático de direito e a constituição".

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (MARCOS CORRÊA/PR)

Villa bem lembrou que, antes mesmo do discurso golpista do último sábado, o presidente da república já havia falado, uma semana antes, em censura à imprensa por conta das políticas de banimento do Facebook. "Ah, mas ele estava dando um exemplo", dirá o rebanho. Balela. Bolsonaro e sua tropa trabalham o imaginário político através de sugestões, exemplos, hipóteses. Joga a isca para a militância, que morde o bait e sai gritando. Seu jogo é esse.

É possível deduzir que o recrudescimento recente do presidente não seja meramente narrativo ou circunstancial. Bolsonaro está de fato preocupado com a perda de discurso e com os recentes furos no casco do navio econômico. Acossado por todos lados, passou a agir com sua cabeça — sua verdadeira cabeça. É daí que surgem iniciativas estapafúrdias e intervenções em estatais.

A metamorfose plena de seu governo, relatada em detalhes por Carlos Andreazza em suas colunas n’O Globo, segue firme e forte rumo a 2022. Será — podem anotar — mais autoritário, mais irresponsável, mais burro e mais personalista. É o que lhe resta. Só acredita no contrário quem tem vocação de corno. Ou quem ganha com a mentira…

Gostou do texto? Vem pro grupo de zap do meu blog, sugira pautas, participe comigo! Clique aqui.

Ou entre na minha lista do Telegram (à prova de gado!)

Você está sendo roubado! O sistema usa o seu dinheiro, abusa de privilégios e cria leis para se blindar. O MBL vai na contramão desse sistema, lutando contra o Foro Privilegiado, Fundão e na defesa da prisão em segunda Instância e reformas. A batalha é desequilibrada, nós só podemos contar com você. Doe para o MBL clicando aqui.
continua em outra matéria