Blog do Renan Santos
Estudante interrompido, músico frustrado, cozinheiro irregular e fundador (e membro mais controverso) do MBL.
‘É guerra contra São Paulo’
Bolsonaro é ruim por ser burro, e burro por ser ruim

Comenta-se nos corredores do planalto que o presidente da República decidiu “ir para as cabeças” contra o governador João Doria. Não apenas manterá a política hostil contra João Doria; pretende, também, estrangular o estado de São Paulo com cada vez menos repasses e ‘travando’ negociações e convênios com o estado.

Já saímos do campo das suposições e entramos na seara dos fatos: Bolsonaro de fato ataca o maior estado da federação. Interlocutores nos ministérios comentam que não foram poucas as vezes em que Jair, ensandecido, conclama sua equipe para uma “guerra contra São Paulo”. Regressaremos.

É de se notar que o presidente da república é incapaz de separar as atribuições de estado — especialmente no campo federativo — com suas celeumas político-eleitorais. Basta ver como utiliza o Ministério da Justiça e a PGR como Advocacia Geral da União. Movido por rancores de homem pequeno, o presidente pune o estado mais importante da federação por temer o avanço de João Doria — um contrassenso em si, posto que sua atitude termina ajudando seu adversário.

Bolsonaro é ruim por ser burro, e burro por ser ruim. Quem se opôs a São Paulo o fez, historicamente, por buscar o poder absoluto e solapar as instituições. Foi assim com Getúlio, repetiu-se com João Goulart. É sintomático que o capitão reformado encontre na bandeira das treze listas a oposição ao seu desejo autoritário.

Você está sendo roubado! O sistema usa o seu dinheiro, abusa de privilégios e cria leis para se blindar. O MBL vai na contramão desse sistema, lutando contra o Foro Privilegiado, Fundão e na defesa da prisão em segunda Instância e reformas. A batalha é desequilibrada, nós só podemos contar com você. Doe para o MBL clicando aqui.
continua em outra matéria